Entre os dias 17 e 18 de outubro, a Exponor em Matosinhos receberá mais de 150 oradores nacionais e internacionais para discutirem os desafios e oportunidades que o digital cria nos vários setores económicos e na sociedade em Portugal, em mais um Portugal Digital Summit.

AI: Powering Business Innovation & Digital Transformation” é o tema que dá mote à edição de 2023 do evento anual da ACEPI, que contará com mais de uma centena de oradores em sessões distribuídas por três palcos: no Leadership Stage serão discutidos os principais temas da Transformação Digital por oradores de renome nacional e internacional; no Disruption Stage, serão analisados os principais e mais recentes conceitos, tecnologias, metodologias e modelos de negócio que estão na vanguarda da economia digital e inteligência artificial; e, por fim, no Masters Stage, terá lugar toda a programação sobre E-Commerce e Marketing Digital, e serão apresentados casos de sucesso e de boas práticas na Transformação Digital.

“Com o centro das atenções na Inteligência Artificial e o seu impacto transformacional na economia, vamos discutir as tendências emergentes e as principais inovações, além de analisar o estado atual da economia digital em Portugal”, refere Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI. “Este ano, pela primeira vez, vamos para o norte do Portugal, com os Estados Unidos da América como país convidado, uma nação de referência global em transformação digital e avanço tecnológico.”

Digital Summit integra Portugal Digital Week’23

O Portugal Digital Summit é parte integrante da Portugal Digital Week, que irá decorrer entre 16 e 20 de outubro de 2023. A colocar o tema do digital na agenda pública desde 2003, a Portugal Digital Week celebra a economia e o comércio digital em Portugal através de diferentes iniciativas.

A saber: a 16 de outubro será apresentado o Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital’23, que analisa a evolução da economia digital em Portugal, em domínios como a utilização da internet pelos consumidores, a presença das empresas na internet e o comércio eletrónico.

De 17 a 18 de outubro decorrerá o Portugal Digital Summit e a entrega dos Prémios Navegantes XXI, com a USA-Portugal Digital Roundtable a acontecer a 19 de outubro, uma iniciativa na qual executivos de organizações públicas e privadas portuguesas e dos EUA irão discutir as oportunidades, desafios e potencial da transição digital e da modernização administrativa.

Para finalizar, como é habitual, a ACEPI irá assinalar o Dia de Compras na Net’23, com promoções e descontos em diferentes lojas online e marketplaces aderentes, no dia 20 de outubro.

Comércio Digital com forte expansão em Portugal

De acordo com a última edição do “Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal”, lançado pela ACEPI no final de 2022, estima-se que o comércio eletrónico B2C (valor comprado online pelos portugueses) atinja cerca de 9 mil milhões de euros em 2023 e o comércio eletrónico B2B (isto é, que as empresas portuguesas vendem a outras empresas e ao Estado) cerca de 130 mil milhões de euros. As projeções até 2026 são ainda mais impressionantes: cerca de 11 mil milhões de euros e cerca de 155 mil milhões de euros no comércio eletrónico B2C e B2B, respetivamente.

O estudo da ACEPI analisa os diversos indicadores da economia digital em Portugal, permitindo avaliar a maturidade do país neste contexto. Os indicadores do referido estudo podem agora ser consultados com maior facilidade através da página https://digitalemportugal.pt.

A ACEPI anunciou também, recentemente, a sua integração num consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) para levar a cabo as “Aceleradoras do Comércio Digital”, um programa inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência que conta com uma dotação total de 55 milhões de euros destinados a capacitar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares no seu desenvolvimento e maturidade digital.

O alcance desta medida irá abranger dezenas de milhares de empresas ao longo dos próximos dois anos e terá várias fases. As aceleradoras do comércio digital estão responsáveis por executarem um diagnóstico da maturidade digital de cada empresa, elaborarem um plano estratégico individual e apoiarem a aquisição de serviços e incentivos específicos no âmbito do Catálogo de Serviços de Transição Digital. Esta é mais uma das principais apostas da ACEPI para o novo triénio, uma vez que a Associação assumirá, juntamente com a CCP, AHRESP e AEP, a constituição de 8 aceleradoras da Região Norte, com uma dotação para apoiar as empresas de mais de 11 milhões de euros.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.