CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Ambição de ser a primeira cidade a atingir a neutralidade carbónica

A Maia foi uma das 12 cidades selecionadas pelo Fundo Ambiental para a criação de um laboratório vivo para a descarbonização. O BaZe – Balanço Zero integra a estratégia para a criação de um espaço urbano ISI+I – mais inteligente, sustentável, inclusivo e integrado.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 define o caminho para atingir a neutralidade carbónica em 2050, identificando os principais vetores de descarbonização em todos os setores da economia, as opções de políticas e medidas e a trajetória de redução de emissões para atingir este fim, em diferentes cenários de desenvolvimento sócioeconómico. A Maia fixou como objetivo ser a primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica.

Em 2022, deu mais um passo nesse sentido, com a mudança da frota automóvel. As viaturas são agora ambientalmente mais eficientes; tanto as movidas a energia elétrica como as híbridas plug-in contribuem para uma mobilidade mais ecológica e sustentável, com reduzidas ou nulas emissões de CO2.

A medida segue em linha com a visão estratégica do município para a sustentabilidade integral do território, que, na sua dimensão ambiental, elegeu como desígnio coletivo da comunidade ser o primeiro território português a atingir a neutralidade carbónica.

Nesse sentido, surgiu o BaZe – Living LAB Maia – Net Zero Carbon City, que, sob a égide do statement “Juntos construímos futuro sustentável”, é nada mais nada menos do que um espaço de teste, demonstração e apropriação de soluções tecnológicas integradas em contexto real que promovam a descarbonização da vivência em cidades. Fá-lo através da integração de soluções em domínios como transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, numa lógica de interação entre o município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos.

A meta é tornar a Maia numa cidade consciente e responsável, neutra em termos de emissões e sequestro de carbono, envolvendo toda a sua comunidade.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Substituição, no Parque Central, de 478 armaduras com lâmpadas fluorescentes por umas com lâmpadas LED, prevendo uma redução de consumo de energia superior a 60%;
  • e-Hub – Posto de Abastecimento do Futuro, no coração da cidade, com 10 lugares de estacionamento dedicados à promoção da mobilidade elétrica;
  • Único município que tem uma fatura PAYT [Pay-as-you-throw], em que cada um paga apenas pelos resíduos que não recicla, num incentivo à redução da produção de resíduos.

António Silva Tiago

Presidente da Câmara Municipal da Maia

“A criação do living lab é parte integrante da estratégia para a criação de um espaço urbano mais inteligente, mais sustentável, mais inclusivo e mais integrado, capaz de melhorar a qualidade de vida da comunidade.”

Contactos

T.:   229 408 600 (chamada para a rede fixa nacional)

E.: geral@cm-maia.pt

W.: www.cm-maia.pt 

Praça. Dr. José Vieira de Carvalho
4470-202 Cidade da Maia

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt