O programa IC tomorrow da Innovate UK acaba de lançar uma competição que vai financiar seis start-ups que operam no âmbito da Economia da Partilha. As candidaturas podem ser submetidas até dia 12 de Abril, estando em jogo um montante total de 180 mil libras (30 mil libras para cada empresa).

Promovendo a inovação digital no contexto da Economia da Partilha, a iniciativa tem como finalidade encontrar novas soluções nas áreas da confiança, viagens e turismo, abertura de novos sectores, melhoria da habitação, construção e análise de dados. Além de financiamento, as start-ups vão usufruir de aconselhamento e promoção de oportunidades, bem como da hipótese de testar as suas soluções antes de estas saírem para o mercado, mantendo 100% da sua propriedade intelectual.

Cada uma das selecionadas terá a oportunidade de desenvolver protótipos em parceria não só com grandes marcas, como são exemplo a AirBnb, Crossrail, Nesta, Kingfisher, Sharing Economy UK, mas também com a cidade-catedral de Peterborough, contanto com o apoio da agência para o desenvolvimento económico Opportunity Peterborough e da Universidade de Cranfield.

“A Economia da Partilha está a começar a ter impacto em muitos sectores, mas ainda há muito que se pode fazer para aproveitar ao máximo esta oportunidade”, reconhece Matt Sansam, gestor do programa IC tomorrow, acrescentando que “esta competição procura start-ups inovadoras de forma a auxiliar modelos de negócio disruptivos existentes e superar os limites da Economia da Partilha”.

IC tomorrow é um programa da Innovate UK, a agência de inovação do Reino Unido, que “estimula a inovação e o crescimento económico no sector digital, quebrando barreiras e abrindo portas a uma nova geração de empreendedores”. A iniciativa disponibiliza oportunidades, financiamento e apoio, gratuitamente, a start-ups e/ou pequenas e médias empresas, investidores de risco, fornecedores de conteúdos, ou, ainda, empresas tecnológicas interessadas na próxima geração de start-ups.