Procuram-se soluções tecnológicas inovadoras para a promoção da sustentabilidade nas áreas da construção, mobilidade e retalho. É este o desafio do Clean Future, um novo programa de aceleração com o selo do Hub Criativo do Beato, lançado esta quarta-feira, dia 29 de Março, em Lisboa.
Até 23 de Abril, as startups podem candidatar-se a este programa de tecnologias limpas, com a duração de 10 semanas e prémios monetários no valor (total) de 20 mil euros. Além disso, oferece também sessões de mentoria e workshops com especialistas, acompanhamento na validação do mercado e o apoio da Unicorn Factory Lisboa com a Startup Lisboa, que irão ajudar a desenvolver e escalar os modelos de negócio.
Cada área do Clean Future tem um parceiro associado e está aberta a diferentes subcategorias. No caso da Construção procuram-se, por exemplo, soluções tecnológicas de edifícios inteligentes/sustentáveis, novos materiais ou técnicas de construção, desempenho energético, data modulation ou ambientes sustentáveis urbanos. Já a área da Mobilidade centra-se em soluções de transporte inteligente/sustentável, mobilidade partilhada, veículos conectados, sistemas de transportes inteligentes e transição energética. Por fim, o foco do Retalho estará na digitalização, cadeia logística sustentável, economia circular, embalagens sustentáveis e sistemas energeticamente eficientes.
Durante a sessão de lançamento do programa, Gil Azevedo, director executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa relembrou que o objetivo é promover e melhorar a sustentabilidade das cidades: “Esta é uma área do futuro que recolhe muita atenção. Como podemos criar smart cities? Com as três categorias do programa, pretendemos responder a isto com novas soluções e projectos de impacto.”.
Já Susana Escária, Secretária Geral do Ambiente, lembrou que “para além do laboratório vivo, haverá outros 60 programas que apoiamos e financiamos relativos ao ambiente com as subvenções do EEA Grants. No site podem encontrar-se boas práticas e orientações que podem ajudar as startups com acções e iniciativas futuras ao definir a metodologia”.
10 SEMANAS PARA (COMEÇAR A) MUDAR O FUTURO DAS CIDADES
Após o fecho das candidaturas, a 23 de Abril, haverá uma sessão de júri, entre 3 e 5 de maio, em que cada startup apresenta as soluções que desenvolveu a um painel de especialistas. O vencedor de cada categoria (Construção, Mobilidade e Retalho) recebe 5 mil euros e o vencedor global um acréscimo de mais 5 mil euros.
Estes terão ainda a oportunidade de continuar a desenvolver os seus projetos, que poderão ser apoiados pelos diferentes parceiros do programa: Mota-Engil na área da Construções; EMEL, na Mobilidade; e GS1 Portugal, na categoria Retalho. A iniciativa conta também conta com o apoio da Deloitte (enquanto knowledge partner) e dos CTT (strategic partner).
Depois da escolha do júri, haverá um bootcamp de 2 dias – 12 e 13 de Maio -, seguindo-se o arranque do programa de aceleração, a 18 de Maio, que decorre até 12 de Julho. Um dia depois, acontece o Demo Day, onde as startups irão apresentar as soluções tecnológicas que desenvolveram.
O Programa de aceleração Clean Future é uma das nove operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório vivo dedicado aos desenvolvimento de tecnologias e serviços para a sustentabilidade. É promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa e cofinanciado pelos EEA Grants no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”.