Braga, Matosinhos, Fundão e Torres Vedras foram selecionadas para fazer parte do primeiro grupo de Cidades Gémeas do NetZeroCities, um consócio europeu criado no âmbito da Missão Cidades que apoia os municípios na transição para a neutralidade carbónica. Portugal é, juntamente com a Grécia, um dos países com mais representantes no Twinning Learning Programme, dedicado à troca de conhecimentos e partilha de boas práticas entre as Cidades Gémeas e a rede de Cidades Piloto, de que faz parte Guimarães.

Uma vez emparelhadas, vão agora participar em atividades comuns, como reuniões onlineworkshops e visitas ao terreno, de modo a compreenderem os desafios umas das outras e conhecerem abordagens de descarbonização inovadoras. Além de poderem replicar planos de ação, as Cidades Gémeas também recebem ajuda dos grupos de apoio aos membros da Missão Cidades, bem como acesso às ferramentas e recursos fornecidos pelo portal do NetZeroCities.

“Este programa é o último passo da Missão das Cidades para ajudar os territórios a colaborar e partilhar conhecimentos e capacidades em matéria de ação climática, visando acelerar o seu progresso para a neutralidade climática”, diz uma nota do município de Braga, que terá como parceira a cidade de Upsala, na Suécia, e o seu projeto SCALE UP.

Já o Fundão irá trabalhar em conjunto com a cidade finlandesa de Turku, nomeadamente ao nível do projeto 1.5-Degree City. Para o município da Beira Baixa “foram combinadas a partir de desafios, metas e outras características comuns, para que num trabalho colaborativo, de intercâmbio e de cocriação, possam adotar medidas pioneiras e sistémicas para a situação de emergência climática atual”.

Por sua vez, Matosinhos irá emparelhar com a cidade francesa de Dijon, enquanto Torres Vedras fará o mesmo com Guimarães, que tinha sido escolhida para Cidade Piloto em março, depois de se ter candidatado com a iniciativa Distrito C: Compromisso de Carbono Zero.

O programa Twinning Learning tem a duração de 20 meses, desde setembro deste ano até maio de 2025. Portugal e a Grécia são os países com mais Cidade Gémeas selecionadas (quatro), seguindo-se a Alemanha, Espanha e Israel, com três. Das 40 cidades escolhidas, pertencentes a 20 países, a maioria (27) não faz parte da Missão Cidades e com Impacto Neutro no Clima que, recorde-se, juntou mais de 100 municípios no compromisso comum de alcançarem a neutralidade climática até 2030.

Para Thomas Osdoba, Programme Director do NetZeroCities, este programa de Cidade Gémeas é “mais um passo novo e ousado no sentido da neutralidade climática para as cidades de toda a Europa e não só, reconhecendo a necessidade urgente de melhores políticas climáticas e agindo em conformidade. Ao estabelecer parcerias com cidades europeias que estão a trabalhar em abordagens inovadoras para responder à emergência climática, estas podem aprender umas com as outras e adaptar a sua aprendizagem às suas necessidades locais”.