No próximo mês de Abril, a cidade de Barcelos é o palco escolhido para o XVII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, cujo lema será A Era da Infraestrutura. O encontro tem lugar entre os dias 15 e 17 e vai também decorrer no formato on-line.

Para os três dias, o congresso, organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e pela congénere espanhola ConBici, em parceria com o município de Barcelos, conta com um programa com mais de uma centena de oradores internacionais convidados ainda a anunciar.

Para além disso, serão também apresentados trabalhos desenvolvidos em sete temas relacionados com a relação entre a bicicleta e a cidade, nomeadamente: bici-economia e turismo; reorganizar as cidades; o futuro tecnológico da bicicleta; a bicicleta, a saúde e o planeta; a bicicleta na comunidade; modos activos e transportes públicos; e o direito a pedalar em segurança. O período de submissão de apresentações para a conferência internacional decorre até 28 de Fevereiro e pode ser feito aqui.

Barcelos está a “transformar” a sua mobilidade

Barcelos não foi escolhida para acolher este congresso por acaso, uma vez que a cidade está, desde 2018, a implementar transformações nos seus serviços e infra-estruturas de mobilidade. Depois da criação do BarceloBus, duas linhas de elevada frequência e que ligam pontos centrais na cidade, espera-se, para 2021, a execução de uma “rede ciclável segura” e inovações nos pontos onde o uso da bicicleta e de transportes públicos se cruzem.

O município pretende criar “uma rede de ciclovias circulares que irá abranger todos os quadrantes da cidade, pensadas já em harmonia com projectos de remodelação do espaço pedonal da cidade”. Também para este ano, estão previstas a abertura de concursos para a operação da rede de transportes públicos urbanos e a implementação de um sistema de bike sharing com 500 veículos.

“A escolha do município de Barcelos para a realização da próxima edição do Congresso Ibérico representa uma excelente oportunidade para cimentar as boas práticas no domínio da mobilidade ciclável que estão a ser pensadas e implementadas em Barcelos”, pode ler-se no sítio on-line da autarquia.

Esta é a 17ª edição deste congresso, que se realiza a cada dois anos, alternando entre Portugal e Espanha. A entrada no evento é gratuita para os sócios da FPCUB e tem o custo de 25 EUR para os não sócios.