Entre 18 e 20 de Junho, realiza-se a primeira edição do CASSINI Hackathon, uma iniciativa da Comissão Europeia que “procura candidatos que desenvolvam soluções inovadoras para os espaços verdes através da utilização de dados espaciais, contribuindo para uma Europa mais digital e sustentável”.
O desafio consiste em desenvolver “novos produtos ou serviços que digitalizem os espaços verdes em Portugal, recorrendo a dados espaciais dos programas europeus Copernicus, Galileo e EGNOS”. Neste processo, os participantes contam com o apoio de especialistas de negócio e técnicos da comunidade espacial portuguesa e devem ter sempre por base os três objectivos chave da iniciativa: melhorar a qualidade de vida nas cidades, ajudar os cidadãos a terem um estilo de vida saudável e proteger áreas rurais e o ambiente.
A iniciativa vai ser realizada, em simultâneo, em dez países europeus: Chipre, República Checa, Estónia, França, Grécia, Irlanda, Holanda, Portugal, Eslovénia e Suíça. Em Portugal, a acção está a cargo do Instituto Pedro Nunes (IPN), que coordena o ESA Space Solutions Portugal, e tem como parceiros a Agência Espacial Portuguesa, o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, a Caritas Diocesana de Coimbra, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Coimbra Functional Fitness.
Os três primeiros lugares da competição nacional terão acesso a um curso de inovação e empreendedorismo do IPN, através de uma plataforma de aprendizagem à distância. Já o grande vencedor irá beneficiar de três meses de incubação virtual gratuita no IPN e, ainda, participar no Demo Day com todos os vencedores europeus, habilitando-se ao prémio final de 100 horas de mentoria.
Para participar, basta fazer a inscrição, gratuita, no website do evento.